[ANPPOM-Lista] Fotógrafo francês traça a ‘geografia noturna’ dos bailes funk no Rio

Carlos Palombini cpalombini em gmail.com
Seg Nov 12 12:26:16 BRST 2012

Hugo,

Seu relato corresponde exatamente a minha experiência. Já fui a vários
bailes como o que você descreve, que certamente ocorreu antes de 28 de
julho de 2010, data de instalação da décima UPP, no morro do Andaraí. Eu
nunca entrei da forma como você entrou, embora os funkeiros com os quais
convivo à distância, pelo Facebook, me digam, diferentemente de seus
amigos, que não há problema algum em fazê-lo. Sempre vou acompanhado do
Vincent. Como ele vai para fotografar, só entra com autorização da
liderança máxima do local, obtida por diferentes tipos de mediação (DJs e
MCs), e, mesmo assim, já passou por muitas situações incômodas
(presenciei-as) e, ocasionalmente, potencialmente letais (conheço as
narrativas). A hora mais arriscada é a da saída, por volta de 5:00 da
manhã, quando a polícia tem o hábito de aparecer. Esses bailes *fortemente
pesadões* (isto é, com grupos armados de pistolas, fuzis, fuzis de assalto,
submetralhadoras) são em princípio seguros. Há várias regras quanto ao que
se pode ou não fazer ali, mas no desconhecimento destas, bom senso e
sensibilidade podem supri-las.

Diferentemente de vc, em minha primeira visita, fiquei aterrorizado. Tanto
que passei o baile todo diante da mesa do DJ com a seguinte ideia em mente:
se algo acontecer, enfio-me embaixo e saio com a equipe. Evidentemente,
nada aconteceu, tomei apenas um ou outro susto. O melhor baile de que
participei foi no morro do Cantagalo. Já havia uma UPP, mas o capitão
Nogueira, que havia estudado percussão e filosofia, permitia que o baile
ocorresse, sem armas, com restrições ao repertório (seguidas de modo nada
estrito), e determinações estritas sobre o final, às 2:30 da manhã (quando
a festa está começando). Vincent também considera este o melhor baile dos
inúmeros dos quais já participou desde 2004, como ele diz na entrevista. Ao
final, um menino loiro de cabelo comprido, trajando bermuda e chinelo de
dedo, com cerca de 13 anos se dirigiu a mim perguntando: "ô, coroa, tu é
Comando ou tu é Terceiro?" Fui contar pro Vincent que, naquele momento,
conversava com o DJ no meio da quadra, já quase vazia. Vincent comentou:
"ele não perguntou se vc era da polícia!"

Abraço,
Carlos

--
carlos palombini