[ANPPOM-Lista] dúvida de tradução

Gustavo Dias gustavoangelod em gmail.com
Ter Out 20 00:55:28 BRST 2015

Esta discussão está incessantemente interessante e já dá bom caldo pra um
artigo só sobre o tema. Me converto para "música erudita ocidental", pois
me parece que representa o sentido corrente do termo em inglês, o que deve
ser mais interessante do que ser literalista e dizer "música artística
ocidental", termo que não é corrente para nós.
Semelhante acontece com "fine arts" - o recorte exclusivista e o juízo de
valor fazem parte do conceito, ainda que a música possa não ser erudita ou
a arte não ser bela ou "fine" por si só. Afinal, o conceito está na mente
de quem o criou, e quem o criou o fez com seus valores, incluindo os
possíveis equívocos ou o complexo de superioridade artística burguês.