[ANPPOM-Lista] Suzana Herculano-Houzel na BBC Brasil

Carlos Palombini cpalombini em gmail.com
Seg Jun 13 16:51:12 BRT 2016

Climério,

Não creio que a solução venha dos editais. Parece-me um problema de
mentalidade. O edital em si é um problema, e apenas um deles. Para começar,
não há nada de mais inadequado à divulgação de um posto de trabalho que uma
página do DOU. Você recebe um link com uma coleção de editais de uma
instituição, a maioria delas completamente irrelevante para decidir se vai
se candidatar ou não. Depois vêm as provas, a incluir um sorteio de pontos,
de acordo com aquilo que, supõem-se, espera-se que você necessite saber
para o posto ao qual se candidata. Ora, qualquer um pode saber das
qualidades e fraquezas de um candidato por suas publicações no que tange a
seus conhecimentos. É uma imensa burocratização, num processo cheio de
distorções no qual frequentemente nem as aparências se salvam. Quantos
exemplos já tivemos em nossas listas mesmas de editais não divulgados ou
divulgados de última ora? Quantos protestos? Em que isso resultou?

A única solução que antevejo é combater o coronelismo e o jaguncismo que
vigoram neste meio supostamente intelectual. E começar a combatê-lo em nós
mesmos. Já o disse Ludwig Wittgenstein: "Verdadeiramente revolucionário
será quem possa revolucionar-se".

Abraço,

Carlos

Carlos, Jeanne e demais,